segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Escolhas x Destino


"Se for pra ser, será..."


Sempre que ouço essa expressão me ponho a imaginar se quem a disse realmente pensou antes de falar. Pra mim a resposta é, não.


Tal expressão carrega consigo a idéia de destino, de predestinação. Como se os seus caminhos e sua vida ja estivessem escritos e você simplesmente cumpre rigorosamente sem poder escapar daquilo que lhe esta reservado.


Fica claro também que tal idéia, na grande maioria da vezes, esta ligada a uma "entidade superiora", para não dizer, a Deus. Fato que só reforça, eu (autor) não acreditar em predestinação. Não que eu seja completamente ateu, não sou, mas me soa engraçado a ideia de um Deus que coloca alguém no mundo para viver ou acabar exatamente como Ele já havia decidido. Onde estaria então, o "livre arbítrio".?


Mas essa não é a pior parte. A pior parte é que acreditar em destino ou predestinação, seja por conta de qualquer Deus ou força do universo é assumir-se Covarde. Defeito o qual todo ser humano tem por excelência, diga-se de passagem.


Ao acreditar em destino você põe a culpa de seu sofrimento, sua dor ou sua alegria naquele Deus ou força (seja la o que for) que "escreveu" sua vida. Essa atitude é cômoda, pois tira o peso dos seus ombros quando na verdade tudo que você sofreu, sofre ou vai sofrer e toda alegria que vc seniu, senti e vai sentir, foram, são e serão fruto das suas escolhas.


Então ai é que mora o problema. Muitas vezes a escolha mais correta leva ao caminho mais difícil, entretanto, a covardia te faz escolher o caminho mais fácil, mesmo sendo o errado, mesmo que você saiba que vai sofrer neste caminho. E tudo isso por covardia.


Por medo do inesperado, o ser humano escolhe o ruim porque fantasia que o caminho certo será pior.

12 comentários:

  1. belissimo texto.
    cara pra mim o destino e tudo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! =]
    otimo seu texto
    eu acredito em escolhas!
    cada um escolhe o caminho que deve seguir, como vc disse nem todas são corretas, mais acho que devemos arriscar!
    bjos
    vou seguir
    =]

    passsa la
    http://novalexandrianet.blogspot.com/
    blog sobre vestibular,concursos,enem e profissões
    entrem =]

    http://novalexandrianimes.blogspot.com/
    blog de animes =]

    http://novalexandrialp.blogspot.com/
    sobre religiao,dogmas,pensamentos

    e o http://novalexandriainfo.blogspot.com/
    de informatica, dicas, etc

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a postagem.
    Retribuindo, estou te seguindo também.
    Sucesso.

    http://williamkusdra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. amei o texto (:
    eu tbm acho 'tensa' essa frase,essa idéia de destino não me agrada muito,tudo o que temos,vivemos é fruto de nossas escolhas.
    muito bom *-*

    ResponderExcluir
  5. Estou seguindo o teu blog com o meu perfil NAS PARADAS... SIGA O MEU SITE

    www.ternoechinelo.com.br

    vlww

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI muito do seu texto, meu filho, e estou orgulhosa de você, mas como católica que sou, acho que Deus nos cria com um destino sim, o de sermos santos, de nos santificar e um dia encontrar a glória de sermos bons. Mas,Deus é tão perfeito e bom, que deixou o livre arbítrio, de seguirmos aquilo que desejamos. Sendo assim, também não acredito em destino, da maneira como as pessoas imaginam e acreditam.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de achar teu blog e já me deparo com uma questão que nunca consegui decidir qual é realmente meu ponto de vista. Eu acho que temos escolhas, que são nossas escolhas que nos fazem e etc, mas ao mesmo tempo acho que muitas coisas, por mais que a gente queira e se esforce não são pra ser, então fica confuso. Também acredito um pouco que estamos aqui por algum motivo e que nossas escolhas e o caminho que vamos seguir vão engrandecer ou não nossa alma (e isso se liga um pouco ao espiritismo, embora eu seja católica.) Então essa é uma questão realmente que me deixa em duvida ou até mesmo me coloca em contradição, mas que bom que voce tem seu ponto de vista, continue defendendo ele. Vou seguir seu blog ;)
    beijos e um ótimo ano! :D

    ResponderExcluir
  9. E aí cara, tudo bem? Vi seu blog numa comunidade do orkut sobre troca de banners. Envie seu banner para o meu blog para a gente ser parceiro de banner. Está aí o meu blog:
    http://diazdezumbi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Caro escritor!
    A religiosidade para o ser humano é mto importante, e na minha opinião ela pode acontecer para cada um de uma maneira. Como por exemplo: hoje pra mim religiosidade é reunir minha familia em uma mesa para uma refeição, é dormir sorrindo porque tenho uma pessoa especial ao meu lado, é me ferrar na vida e assumir meus erros, crescer com eles e acreditar num amanhã melhor! Ou seja, acho q a vida é cheia de altos e baixos, tristezas e alegrias, mas quem contorna os rabiscos e colore ela , quem dá o ar da graça somos nós mesmos! por isso eu digo: comece por vc mesmo! mude, arrisque, faz acontecer, e o mais importante se permita errar, tropeçar e ter a força pra recomeçar!E como vc disse não culpe Deus por isso, não é ELE quem trilha sua vida! ELE NÃO quer usar esse poder, nem as outras pessoas tem, só vc tem o poder sobre a sua vida, só vc é o papel principal e sempre será!!!!

    P.S: Assim como não acredito em inveja, sim..algumas pessoas tem inveja das outras, mas a inveja do fulano sobre vc não vai mudar nada, algumas pessoas acreditam em olho gordo, mal olhado!!! o fulano não tem esse poder!!!

    Obrigada!
    Grande Beijo

    ResponderExcluir