terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Marcas na Pele e na Alma

Pense. Qual sua real opinião sobre tatuagens? Gosta? Faria alguma? Ja fez? É coisa de marginal? Confiaria num médico com tatuagens >>? E em um Psicólogo com o braço fechado de tattoos >>?

As primeiras evidências de tatuagem datam de aproximadamente 12.000 anos, no período paleolítico. Com o tempo, se tornaram conhecidas e usadas em países como Japão, Egito, Oriente Médio, Austrália, Índia, África, Rússia, entre outros...

Em cada local, momento da história ou cultura a tatuagem pode representar rituais de passagem, posição hierárquica em determinadas sociedades (como por exemplo em algumas gangues da máfia Japonesa), registro de acontecimentos na vida do sujeito, ou mesmo como adorno. Marcar ou modificar o corpo sempre fez parte da essência humana, em tribos indígenas, por exemplo, com pinturas ritualísticas e perfurações na pele que não ficam muito longe de tattoos, piercings, ou brincos e maquiagem que até mesmo sua Vó provavelmente algum dia (se não todo dia) deve ter usado.

Mesmo o motivo mais comum, a simples vaidade em usar maquiagem ou brincos faz com que o indivíduo se sinta melhor consigo mesmo. O significado aí é o embelezamento, tornar-se mais bela do que antes.

O significado pessoal é o importante, hoje em dia, dificilmente alguém faz uma tatuagem sem que esta tenha algum significado pra pessoa. Tal significado torna a tatuagem mais do que somente tinta sobre pele, mas também uma marca na alma, na psiquê, dando alguma "concretude" aquilo que antes só existia no imaginário, o desejo. Que pode ser o de minimizar a dor da perda de alguém próximo, ou mais força para superar um momento difícil, ou simplesmente ficar mais atraente. Muitas vezes o momento de fazer uma tatto é um momento cartático, onde há maior facilidade em acessar o real motivo pelo qual se escolheu fazer aquela tattoo e através do próprio discurso reafirmar o significado para sí mesmo, o que é importante para que no futuro não venha a se arrepender do que fez.

Então, se estiver pensando em fazer uma tatuagem pense no real significado que ela terá pra você, então saberá se o motivo por traz dessa tattoo vem de você mesmo.

O Pré-Conceito

Numa sociedade como a nossa em que marcar a pele com uma tatuagem nos foi apresentado como sendo coisa de bandido e contra a vontade de Deus, o preconceito contra tal prática ainda é frequente. Você pode até achar que não, entretanto essa é a maior arma de qualquer tipo de preconceito. Na hora de conseguir um emprego por exemplo, muitos não contratariam alguém com o corpo repleto de tattoos. Essa visão vem se modificando com o passar dos anos, porém casos assim ainda ocorrem.

Lembrando que qualquer tipo de preconceito ou discriminação é crime.
Tatuagem não muda caráter, só o Fortalece.

10 comentários:

  1. eu acho bonito tatuagens admiro quem tem coragem ,se fosse pra fazer uma faria bem discreta e pequena ,mas no mais o importante é ser feliz bjim

    ResponderExcluir
  2. Sou conservador em se tratando de tatuagens, mas mesmo assim acredito que as pessoas que optam por fazer tatuagens no corpo têm a opção delas e o que importa é que elas sejam felizes. Eu, pessoalmente, nunca faria tatuagem no corpo, mas respeito a opinião de quem aprecia essa arte corporal. Acredito do meu ponto de vista que as pessoas optam pelo que gostam, e hoje em dia temos de nos policiar prudentemente quanto à moda atual. Nem todos seguimos esta moda futurística e modeladora do padrão social.
    Tatuagem só não tem quem não quer. Eu nunca faria, mas respeito quem faz e/ou tem. Minha opinião...

    ResponderExcluir
  3. "Tatuagem não muda caráter, só o Fortalece."

    Exatamente. Por isso é importante conhecer a pessoa antes de julgar a tatuagem!

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  4. Eu nao gosto de tatuagem, nao sou fã de arte no corpo, eu nao nasci com tatuagem porque vou colocar? sei la ne, eu nao gosto, mas pra quem gosta eu respeito e tal.. fora que quando fica velho a tatoo fica ridicula ne?

    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/ comenta?

    ResponderExcluir
  5. eu tenho duas, uma é pequena e visível, a outra é maior mas fica em parte coberta pela roupa; eu gosto delas e não me arrependi, mas aconselho que pensem muuuuuitoo antes de fazer uma, pois ja vi gente chorar de arrependimento.
    Tatuagem não deve ser vista como ato de rebeldia, mas sim de personalidade!
    Enfim, faço das suas as minhas palavras: "Tatuagem não muda caráter, só o Fortalece." Gostei dessa!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. No que se refere a mudança de caráter realmente, não só a tatuagem, mas outras mudanças no fisico das pessoas causam em muitos um certo pré-conceito. Engraçado que não vemos muito pré-conceito com o silicone, plásticas que distorcem a imagem, a sociedade é estranha nesse sentido porque tudo se relaciona a estetica e mudança no corpo, mas não é visto com os mesmos olhos. Assim Michel Jackson era estranho, distorcido, mas é um idolo internacional, todos reconhecem o talento que tinha para dançar e cantar, era mto comentado a sua estetica,mas não mudou a idolatria das pessoas. Pra mim a tatuagem é uma roupa, pois não é legitima da pessoa desde seu nascimento, mas é transformada como parte dela a partir da sua criação. Umas são sexys, outras meigas, outras agressivas, muitas relatam uma história de vida. Cada um com seu motivo por ter feito sua tatuagem, ou suas tatuagens. O Importante pra mim é combinar com a pessoa, no que diz respeito a estetica, tamanho, desenho que se adeque ao corpo e também por ultimo e não menos importante os sentimentos da pessoa com relação a ELA. Uma grande dúvida será que os motivos que levou a pessoa a fazer a tatto hoje, daqui algum tempo, continuará a mesma coisa, digo isso pois, mudamos nossa forma de pensar, agir e até mesmo de ser, como será q fica a tattto diante de tão mutável que é o ser humano?
    Obrigada querido autor, por me fazer pensar sobre isso, acho que pode dar uma boa tese!Pense nisso ;)
    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Deus não nos julga pelo que está na nossa pele.
    A tatuagem é algo físico. O que Deus leva em conta é as marcas presentes em nossos corações.
    Do que adianta uma pele limpa e uma alma escurecida pelo preconceito, pelo ódio, pela intolerância? Tatuagem não define caráter, mas sim as atitudes de cada um.

    ResponderExcluir
  9. Caraeu tenho um sonho de fazer umaque feche o braço todo mas eu não tenho coragem, mas vou tentar.

    ResponderExcluir